Institucional



História

A Central Cooperativa de Crédito (CECOOP) foi criada em 2003 e, desde então, atua com o objetivo de fortalecer o cooperativismo de crédito no Espírito Santo.

Com um trabalho que preza pela transparência, a Central agrega, organiza e representa atualmente quatro cooperativas de crédito, oferecendo assistência técnica, supervisão e assessorias especializadas em diversas áreas, contribuindo para a estruturação, a gestão e a credibilidade das filiadas. Para isso, conta com o apoio de uma equipe técnica altamente capacitada e qualificada na área do cooperativismo.

Na parte financeira, dispõe de estrutura e tecnologia que permitem pagamento e recebimento de salários dos cooperados, seguros diversos, conta corrente e pagamento de contas, boletos bancários e linhas de crédito com taxas de juros melhores e aplicações com remuneração melhor que a do mercado. Também está trabalhando na estrutura para oferecer cartão de débito e crédito e operações online.

Uma grande conquista desses anos de atuação foi a autonomia, dada pelo Banco Central, para a realização de operações bancárias pelo Código 114 e pela COMPE (Conta de Compensação Própria).
É por meio dessa autorização que a Central está apta a oferecer a sua rede de cooperativas singulares, os mesmos serviços de um banco comum.

A CECOOP foi a primeira Central de Cooperativa de Crédito a conquistar o benefício no Espírito Santo, em 2011. E, no Brasil, o número de instituições com essa autorização ainda é restrito.
Apenas 13 centrais e quatro cooperativas têm a COMPE e o Código de Operações junto ao Banco Central.

Com essa possibilidade, a CECOOP e suas filiadas entraram em um novo ciclo, com mais autonomia, e eficiência, implantação de serviços adicionais e atualização tecnológica, além de obterem redução de custos e agilidade nos processos. Sendo, ainda, uma oportunidade de expandir fronteiras e ampliar a sua área de atuação.

Foi pensando nisso que, recentemente, a instituição reformulou a sua marca. O nome passou de CECOOPES para CECOOP - Central Cooperativa de Crédito - e a logo ganhou um design moderno com o símbolo do cooperativismo e as cores do Brasil, remetendo à integração e ao dinamismo do trabalho desenvolvido.