Institucional



Sistema CECOOP

Fundada no ano de 2003, a Central Cooperativa de Crédito (CECOOP) surgiu com o propósito de agregar, organizar, supervisionar e representar as cooperativas de economia e crédito mútuo do Espírito Santo, contribuindo para o fortalecimento do segmento no Estado.

O trabalho realizado cresceu, ganhou força e hoje o sistema integrado de cooperativas de crédito da CECOOP conta com quatro filiadas que, juntas, atendem cerca de 6 mil pessoas.
As instituições têm acesso à assistência técnica e assessoria especializada em diversas áreas, com apoio à sua estruturação e à sua gestão, contribuindo para a credibilidade das cooperativas junto aos públicos cooperados.

Uma conquista marcante em todos esses anos foi a autonomia para atuar com sistema próprio de compensação financeira (Compe/SPB), oferecendo à sua rede de cooperativas singulares os mesmos serviços de um banco comum. Assim, a CECOOP foi a primeira Central de cooperativa de crédito do Espírito Santo a receber um código de instituição financeira (nº 114) do Banco Central do Brasil, podendo realizar diretamente operações como compensação de cheques, DOC e TED. Ainda hoje, o número de instituições que possuem a autorização no Brasil é restrito.

Acompanhando a evolução e o dinamismo das suas atividades, em 2016, a instituição entrou em uma nova fase.
Reformulou a sua marca e mudou de nome, passando de CECOOPES para CECOOP, investiu na formação de uma equipe altamente qualificada e implantou um novo sistema tecnológico para operações bancárias e linhas de crédito.