3 

Institucional



Vantagens


Para os cooperados (pessoas e empresas) das cooperativas afiliadas

As cooperativas filiadas à CECOOP não precisam mais utilizar o serviço de compensação de outros bancos para efetuar serviços rotineiros, como compensação de cheques, DOC, TED e cobranças. Sem a necessidade de uma instituição intermediadora com o mercado financeiro, os custos dessas operações foram reduzidos trazendo uma economia que, no sistema de cooperativas, retorna ao associado na forma de distribuição das sobras.

A conquista da Compe/SPB própria permite a sua Cooperativa ampliar a oferta de serviços aos cooperados, como por exemplo: débito automático de faturas emitidas por empresas públicas e privadas de todo o Brasil, a adesão ao DDA (Débito Direto Autorizado) e a emissão de cobrança própria (boletos que hoje são feitos através de outros bancos). 

Assim, a CECOOP, traz às Cooperativas a possibilidade de trabalhar com mais autonomia e facilidades para realização das operações, oferecendo os mesmos produtos que os grandes bancos, porém, a custos reduzidos, com menos burocracia e com mais qualidade.

Ao fazer parte de uma das cooperativas de crédito singulares da CECOOP, o associado passa a ter acesso ao crédito e a outros produtos financeiros de forma mais simples, rápida e sem burocracia, além de taxas competitivas e diferenciadas. O resultado é uma relação de proximidade e confiança que é praticamente impossível de se ter com um banco comercial.

Conta corrente/conta conjunta: Disponibiliza todas as funções de uma conta corrente: saques, depósitos, talões de cheques, transferências, etc. 

Conta salário: O cooperado que recebe seu salário em outra instituição pode transferir esse recebimento de forma automática para sua conta corrente na cooperativa, sem qualquer custo. Essa transação é permitida pela resolução 3424 do Conselho Monetário Nacional que disciplina a conta-salário.

Investimentos: Através da centralização financeira, a CECOOP obtém maiores ganhos permitindo sua Cooperativa oferecer as melhores opções de investimento que se adequam ao perfil de cada cooperado, com rentabilidade superior à média do mercado.

Seguros: Contratação de seguros em diversos segmentos. Entre eles, de vida, empresarial, de automóvel, residencial e acidentes pessoais.

 

Para as cooperativas afiliadas

Como vantagens para as cooperativas filiadas, está a garantia de uma atuação segura, sólida e sem desperdício, pois todas as atividades tanto das singulares quanto da Central ficam sob fiscalização e aprovação do Banco Central. 

Outra vantagem de integrar o sistema CECOOP é a centralização financeira. Por meio do investimento de recursos disponíveis e das aplicações realizadas, a Central proporciona uma atrativa rentabilidade ao capital das cooperativas filiadas, com o objetivo de gerar ganhos em escala.

A CECOOP ainda atua proativamente na prevenção e correção de situações que acarretem risco para a solidez das cooperativas filiadas, além de prestar diversos serviços, entre os quais: centralização dos recursos captados pelas suas cooperativas; padronização e supervisão de sistemas operacionais e de controle de depósitos e empréstimos; auditoria interna; educação e capacitação; assessoria jurídica, assessoria de comunicação; compras em comum.

A prestação de tais serviços propicia a redução de custos e o fortalecimento do Sistema. Unindo projetos e sonhos coletivos, a CECOOP vem sendo uma importante solução para o crescimento das cooperativas de crédito.