SERVIÇOS

Assessoria Financeira


Oferece suporte às singulares no que tange à aplicação de recursos, buscando orientá-las para que obtenham os melhores índices de rentabilidade com ganho em escala.



Assessoria Jurídica


Na CECOOP, as cooperativas singulares recebem suporte nas diversas áreas do Direito, como a Assessoria Jurídica Especializada em Direito Cooperativo, que busca sempre soluções personalizadas e eficazes, atuando de forma consultiva e contenciosa.



Assessoria Técnica e Fomento


Orienta e apoia todo o processo de constituição de novas cooperativas, oferecendo o suporte técnico normativo necessário para a realização de assembleias gerais, atas e reformas estatutárias, dentre outros.



Auditoria Interna


Consiste na análise, assessoria e emissão de relatórios sobre os procedimentos administrativos, contábeis e de controles internos. Além de inspecionar o cumprimento de normas operacionais estabelecidas na legislação e regulamentação em vigor.

 

Contempla, e o monitoramento direto e indireto:

 

Monitoramento Direto - É a verificação in loco nas cooperativas de crédito, onde é feita análise dos documentos;

 

Monitoramento Indireto - É realizado por meio do Sistema de Monitoramento online. Utiliza software desenvolvido pela própria Central, realizando monitoramento mensal e à distância das filiadas através da análise de indicadores econômico-financeiros e operacionais.



Sistema de Controles Internos


Atua de forma personalizada e dinâmica, atendendo às necessidades de cada cooperativa filiada. Envolve um trabalho técnico estruturado a partir da criação de diversos manuais de procedimentos com base nas determinações do Banco Central e de acordo com a legislação vigente.

 

Eles abordam temas como regimento interno, auditoria, gerenciamento do risco operacional, gerenciamento de risco de mercado, gerenciamento de risco de crédito e rentabilidade de unidades de negócio.



Ouvidoria


A CECOOP possui ouvidor devidamente certificado e implanta o componente único de ouvidoria, no qual mantém estrutura organizada e centralizada para atender às filiadas. 



Cursos e Treinamentos


São ministrados com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos dirigentes, conselheiros e funcionários das cooperativas filiadas. Os temas abordados estão relacionados à gestão das rotinas do cooperativismo de crédito.



Sistema de Compensação Própria


Desde 2011, a CECOOP oferece às singulares filiadas as Contas de Liquidação e Serviços de Compensação de Cheques e outros papéis, dispensando a obrigatoriedade de convênio com bancos para executar essas operações financeiras.

É uma grande conquista, que contribui para a redução dos custos e para a agilidade dos processos.



Fiscalização e Monitoramento


A Fiscalização e Monitoramento com Auditorias Pautadas nas Normas do Banco Central verifica o cumprimento dos normativos do Banco Central e da legislação vigente.



Assessoria de Comunicação e Marketing


Reforça a relação entre as cooperativas associadas e os seus públicos, divulgando os serviços, os benefícios e os objetivos de cada uma delas.



Suporte de Tecnologia da Informação


Para garantir total segurança nos processos, o suporte de informática da CECOOP conta com profissionais especializados na manutenção de software (programas e sistemas) e hardware (computadores e máquinas).



Setor de Contabilidade


O setor centraliza todo o movimento econômico e financeiro da instituição, registrando entradas e saídas em livros fiscais e contábeis.



Setor de Negócios


Essa área é responsável por estudar o potencial de expansão da Central e identificar oportunidades de novos negócios por meio de levantamento de informações sobre o mercado cooperativista de crédito.

 

Os profissionais desse setor desenvolvem contas estratégicas e acompanham resultados financeiros e contratos.



Unicad Centralizado


A CECOOP é ligada ao Unicad, um sistema cujo objetivo é integrar as diversas bases de informações cadastrais existentes no Banco Central em um sistema único, completo, abrangente e seguro.

 

Contém informações cadastrais das entidades supervisionadas pelo Banco Central e de seus dirigentes, bem como pessoas físicas vinculadas a essas entidades.

 

Adicionalmente, contém informações sobre pessoas físicas e jurídicas diversas, que, de alguma forma, tenham relação com as entidades supervisionadas pelo Banco Central ou que estejam inseridas na sua área de atuação.



CECOOP Card


Em  breve, todos os associados CECOOP terão à sua disposição uma novidade incrível: Nosso cartão de crédito, o CECOOP Card. Aguardem!